Denominação
Título
Fita 5B - Ze do Hugo
Descrição
Entrevistas e gravações de campo realizadas pelas pesquisadoras Marina de Mello e Souza e Ana Heyo em Paraty sobre as festas religiosas da cidade
Número de registro
33 ASA
Tipo de documento
Documento sonoro
Classificação
Autoria
Autoria do registro
Data de produção
Duração (min.sec)
30.16
Local de produção
Matriz de digitalização
Procedência
Notas sobre produção e digitalização
Fitas cassete de Marina de Mello e Souza – notas sobre processo de digitalização
As 9 fitas cassete foram entregues ao Técnico em Assuntos Culturais Pedro Franke, do Museu Forte Defensor Perpétuo (Ibram), para digitalização. O combinado com a pesquisadora é que após adigitalização, o museu pode ficar com os arquivos de áudio, compartilhando-os com a donatária e com o Núcleo de Mídias, onde serão depositadas as fitas físicas ao final do processo.
Para a digitalização, foi utilizado um gravador de fita cassete FostexMultitracker XR-7 ligado no software DAW Studio One para gravação das pistas em mono.
A descrição das fitas segue abaixo, em ordem cronológica. Em itálico, transcrições das anotações manuscritas nas fitas, seguidas de breves observações sobre o conteúdo e a digitalização em fonte regular.
Fita 1 – Marina M. e Souza – PARATY
Entrevista com Dona Milotinha (24 e 25/06/88)
[lado B] continuação da entrevista
Entrevista com Duarte Coelho, regente do Coro Paroquial (13/11/88)
Obs. digitalização: (A) Diálogos com volume variando bastante devido à distância do microfone. Não se ouve muito bem algumas das perguntas. (B) Gravação de folia do Divino, entrevista com Duarte Coelho aos 6min e entrevista com um mestre que não consta na descrição manuscrita.
Fita 2 – Festa de S. Benedito (Ana Heyo – INF) ii, 12 de nov. 1988
Obs. Digitalização: (A) D. Inácia, Tambores da festa com narração da procissão (provavelmente gravada por Ana Heyo), banda, entrevista com festeiro da Graúna sobre detalhes da festa (financeiros, cerimoniais, o rei “mais preto possível”, figurinos etc), Amauri Barbosa secult, (B) continuação, entrevista com Seu Amâncio sobre o feitio das caixas e baquetas.
Fita 3 – S. Benedito (Ana Heyo) - Fita 2 – 13/11/1988
Obs. Digitalização: (A) Entrevista com festeiro, funcionário aposentado dos Correios Benedito Gomes Duarte Coelho, descendente dos Coupê por parte de mãe,sobre festa de São Benedito, sobre questão racial na festa e sobre as irmandades religiosas. Aos 13 min segue uma descrição do que aconteceu na festa. Sem mais gravações a partir dos 16min30 do lado A. (B) O lado B está vazio.
Fita 4 – S. Zuzu
26/03/91, Parati
Lados A e B – entrevista com S. Zuzu e D. Zilah em casa deles.
Obs. Digitalização: (A) Entrevista com Zuzu(80) e Zilah sobre as festas religiosas.Zuzu comenta a extinção das Irmandades após o Concílio Vaticano II, as atuais comissões da paróquia, histórico das festas e atuais rituais e costumes. (B) Continuação da entrevista. Zuzu comenta a redução de recursos e ritos nas festas, com detalhes sobre a liturgia e festejos.
Fita 5 - Zé do Hugo
26/03/91 - Parati
Término entrevista S. Zuzu/D. Zilah
24/04/91 - Parati
Entrevista com Zé do Hugo.
[lado B] cont. Entrevista Zé do Hugo.
Obs. Digitalização: (A) Continuação da entrevista com Zuzu e Zilah até os 21 minutos, quando inicia entrevista com Zé do Hugo Conti Miranda. (B) Continuação da entrevista com Zé do Hugo.
Fita 6– Benedita Natividade Torres Pádua
Nasceu a 8 de setembro de 1924. 1ª fita. Paraty, 12/07/91
Obs. Digitalização: (A) Início da entrevista com Benedita Natividade Torres Pádua. (B) Continuação da entrevista.
Fita 7 - Benedita Natividade Torres Pádua - 2ª fita.
Parati – 12/07/91
Obs. Digitalização: (A) Continuação da entrevista com Benedita Torre Pádua. (B) Continuação da mesma entrevista.
Fita 8 – Lado A – cont. Benedita Torres / Lado B – S. Zezito
12/07/91 - até 77 – Benedita Torres (cont. Final)
S. Zezito 15/07/91
Obs. Digitalização: (A) Continuação da entrevista com Benedita Torres Pádua até os 6min36. Há muitos ruídos de fundo, o que dificulta o entendimento de algumas partes. O resto do lado A está vazio. (B) Início da entrevista com Zezito. Começa sem apresentação em conversa sobre as posses de terra do padre.
Fita 9 - Continuação S. Zezito
S. Zezito 15/07/91
Continua até 254